quarta-feira, 15 de março de 2017

"The Buffalo" - Marianne Moore

Contextualização

Marianne Moore foi uma poetiza modernista nascida no Missouri em 1887. Os seus estudos universitários foram em grande parte feitos nas áreas da Biologia e da Histologia. A poesia de Moore é maioritariamente descritiva e reflectiva, algo que se insere na corrente Modernista literária. “The Buffalo” pertence à colectânea “Selected Poems”, lançada com o encorajamento de figuras com oT.S.Eliot. O poema baseia-se na observação de objectos como pinturas, fotografias e outras formas de arte, que são de alguma forma traduzidas para linguagem literária. Este processo é conhecido como Écfrase e Moore utiliza-o para descrever minuciosamente na sua poesia os objectos que observa. 

O Poema

Black in blazonry means
prudence; and niger, unpropitious. Might
hematite
black, compactly incurved horns on bison
have significance? The
soot-brown tail-tuft on
a kind of lion-
tail; what would that express?
And John Steuart Curry's Ajax pulling
"Ajax" - John Steuart Curry
grass—no ring
in his nose—two birds standing on the back?
The modern
ox does not look like the Augsburg ox's
portrait. Yes,
the great extinct wild Aurochs was a beast
to paint, with stripe and six-
foot horn-spread—decreased
to Siamese-cat-
Brown Swiss size or zebu-
shape, with white plush dewlap and warm-blooded
hump; to red-
skinned Hereford or to piebald Holstein. Yet
some would say the sparse-haired
buffalo has met
human notions best—
unlike the elephant,
both jewel and jeweller in the hairs
that he wears
no white-nosed Vermont ox yoked with its twin
to haul the maple-sap,
"Over-Drove Ox" - Thomas Rowlandson
up to their knees in
snow; no freakishly
Over-Drove Ox drawn by
Rowlandson, but the Indian buffalo,
albino-
footed, standing in a mud-lake with a
day's work to do. No white
Christian heathen, way-
laid by the Buddha,
serves him so well as the
buffalo—as mettlesome as if check-
reined—free neck

stretching out, and snake tail in a half-twist
on the flank; nor will so
cheerfully assist
the Sage sitting with
feet at the same side, to
dismount at the shrine; nor are there any
ivory
tusks like those two horns which when a tiger
coughs, are lowered fiercely
and convert the fur
to harmless rubbish.
The Indian buffalo,
led by bare-leggèd herd-boys to a hay
hut where they
stable it, need not fear comparison
with bison, with the twins,
Indeed with any/
of ox ancestry.


Encontramos várias referências a obras observadas por Moore como a pintura "Ajax" the John Steuart Curry ou o "Over-Drove Ox" de Thomas Rowlandson. As imagens são o ponto de partida para as descrições dos vários espécimes de bois e búfalos. Enquanto que no início do poema as descrições incidem mais nos animais "europeus", o Indian Buffalo é de entre todos o menos domesticável e mais natural e pujante. Os vários espécimes descritos colocam vários entraves à tradução, pois é difícil precisar numa primeira leitura a qual espécime as descrições pertencem assim como as suas interpretações se tornam confusas. 

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