quarta-feira, 5 de abril de 2017

Trabalho Final - Orientações

Até 27 de Abril devem decidir o exercício de escrita final, enviando um email antecipadamente com o tópico / texto(s) escolhido(s) e o tipo de ensaio, para thelongverse@gmail.com .

Como somos muitos, as apresentações orais terão início na segunda metade da aula de 11 de Maio, segundo o calendário em baixo. No dia da apresentação oral cada aluno(a) terá de apresentar um máx de 2 páginas com um plano do trabalho e uma bibliografia anotada. O plano deve incluir o argumento do trabalho ou as principais estratégias / problemas segundo o tipo de tradução, bem como pelo menos três (sub)tópicos com referência a exemplos e/ou fontes. A bibliografia anotada explica-se num post aparte.

Preocupações formais
Formatação: Letter type 12, double spaced
Citações, referências bibliografia: see teacher's guidelines sent by email
Max. extensão: 2000 palavvras excluindo bibliografia para alunos de Tradução Literária; 4000 palavras, excluindo bibliografia, para alunos de Estudos Ingleses. 



Trabalho preferencial para alunos de Estudos Ingleses - Trabalho Comparativo


Eis o melhor link que encontrei para ajudar na escrita deste ensaio:



E alguns conselhos.

Focar-se num máximo de 2-3 tópicos bem circunscritos para comparação / contraste, para poderem aplicar técnicas de análise textual, análise do discurso e leitura atenta, para além da comparação do contexto cultural das obras que estão a investigar.



Para metodologia de escrita será preferível o método de comparação alternada.

Trabalho preferencial para alunos de Tradução Literária - Tradução comentada


A tradução comentada deve incluir, além da tradução uma contextualização do autor e uma breve análise do estilo da obra, com vista a problemas tradutórios, tratando, finalmente, das principais estratégias tradutórias para resolução desses problemas.
O texto a traduzir (bem como os textos a comparar) deve estar dentro do período modernista ou ser relacionável com este. Não tem de ser um poema, podendo ser um pequeno ensaio sobre poética. 




Sem comentários:

Enviar um comentário