quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Escrita Livre Cronometrada / Free Timed Writing

•Escrever sem parar durante 5, 10, 15 ou 20 min. 
•Nunca levantar a caneta do papel 
•Caso não se ache nada para escrever, escrever “Eu não tenho nada para escrever” (as vezes que forem precisas) 
•Não atender a preocupações de gramática, ortografia, estilo, ou coerência 
•Não riscar nem voltar atrás para corrigir (escreva-se a nova ideia, deixe-se a antiga) 
•Trata-se de um exercício pessoal e privado, apenas partilhado por vontade do(a) autor(a), nunca objeto de avaliação 
•NOTAS: 1. Uma variante possível é a “Escrita Livre Cronometrada com Tema ou “Prompt” (nome, palavra, etc.)

VANTAGENS

•No geral, desmistifica / torna mais confortável o ato da escrita 
•Supera bloqueios, trabalha contra a auto-censura 
•Percepciona a escrita como atividade (também) física, exigindo preparação e disposição do corpo 
•Ajuda a encontrar temas de escrita 
•Ajuda a encontrar motivações de escrita 
•Ferramenta de auto-descoberta, expressão verbal do eu e empoderamento da escrita 
•É útil na determinação de personagens, situações, ou cenários 
•Indicadores apontam para a melhoria de competências de escrita, sobretudo no ensino de língua estrangeira

1 comentário:

  1. Eu gostava de ter sempre coisas para dizer, coisas felpudas e lindas que façam as pessoas pensar, um bocadinho, talvez, pode ser que sim. Mas não é sempre assim porque eu sou um tipo um tanto taciturno ou, talvez seja assim, porque, como uma docente muito querida do 12º ano me disse uma vez "Você tem muito caos nessa cabeça!! Nunca sei se o Nuno está a falar a sério ou a brincar!" Vá se lá perceber como é que uma académica não consegue distinguir entre sarcasmo e afirmações honestas! Enfim, a vida é assim, tem destes momentos em que já não nos apetece abrir a boca porque uma doce iluminada decidiu dizer barbaridades! Mas isto até está a correr bem! Vamos ver o que mais há para dizer? Não sei, não sei mesmo! Vi um documentário interessante no outro dia sobre os familiares do Hitler. Muito interessante mesmo. Não sabia que o Hitler tinha um meio-irmão que gostava tanto dele e que abriu um bar para arianos não sei onde! Mas a única coisa que consigo imaginar é um SS a perguntar ao semi-hitler porque não paga o que deve ao irmão! Não sei porquê, mas passou-me isso pela cabeça. Pensei que podia ter piada. E agora estou a ficar sem ideias e inspiração porque já se faz tarde e hoje acordei tarde, coincidência? Não sei. Ah,por falar em acordar! Sonhei outra vez com dinossauros! Gostava de ter sonhos interessantes e filosóficos mas estou sempre a sonhar com dinossauros. Deve ser por causa do Arthur Conan Doyle, não sei. No sonho estava muito chateado porque o Spielberg decidiu apelidar os Deinonychus (deinonichus!??, já não me lembro) de Velociraptor!? Os Raptor tinham penas - ou será que tinham? Penas fossilizadas? Não sei! Mas realmente fica melhor chamar Velociraptor! Que se lixem os miudinhos que cresceram a pensar que queriam ter um velociraptor que afinal era um deinonichus. Parte de mim ainda gostava de ter um, não sei. Provavelmente já não vou a tempo. Enfim, fico por aqui porque, não sei, não tenho mais nada para dizer mas ainda estou neste preciso momento a tentar dizer mais qualquer coisa mas, ah, não, já não dá.

    ResponderEliminar